Dúvidas frequentes

1 - Quais são as informações disponíveis no Portal da Transparência?

Você encontrará informações sobre receitas e despesas do Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário com descrição dos contratos e convênios, que podem ser especificadas por órgão, origem do recurso e sua destinação e outros filtros. Para acessar essas escolhas clique em Receita ou Despesa.
Também estão disponíveis dados do Poder Executivo sobre:
- gastos e movimentação de pessoal;
- diárias e viagens;
- estrutura administrativa, com endereços e telefones;
- autoridades;
- convênios e parcerias;
- repasses e transferências;
- licitações e editais, com informação sobre seu andamento;
- compras, obras e serviços;
- patrimônio móvel e imóvel;
- resoluções e portarias;
- programas, projetos, ações, metas e indicadores.

2 - A divulgação desses dados deve ser feita em um Portal da Transparência?

União, Estados, Distrito Federal e Municípios estão obrigados a liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público. Essas informações, segundo a lei, precisam estar disponíveis na rede mundial de computadores, não necessariamente em um Portal da Transparência. Contudo, considerando as boas práticas, é desejável concentrar as informações em um só local, como faz o governo do Estado do Paraná.

3 - Não achei o que procurava!

Caso não tenha encontrado a informação que buscava no Portal da Transparência, você pode solicitá-la pelo formulário on-line, que aparece ao clicar em Acesso a Informações, na parte superior da página inicial. Você receberá o número do atendimento, o código de consulta e as instruções para acompanhar o pedido pela internet.

Também é possível fazer o pedido na Rua Otto Macedo Nº 629, 1ª Andar  ou por carta, ou pelo telefone (44) 35328100.